Faltam


Para o início de mais uma edição que vai proporcionar a você um momento de vivência de como será no dia oficial.
Acesse o hotsite e saiba tudo o que você deve fazer para ter sucesso na 5ª edição deste Simulado.



Conheça o ENEM Salesiano

O Simulado ENEM SALESIANO, elaborado em sintonia com o planejamento estratégico da RSB-Escolas, tem como objetivo principal preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

A RSB-Escolas busca consolidar a cultura de avaliação e aprimorar a gestão educacional, a partir de análises de cenários e de dados estatísticos, bem como aprimorar os processos e as práticas pedagógicas e o Material Didático Digital (MDD), articulando a proposta salesiana de educação e os referenciais do ENEM (eixos cognitivos, competências, habilidades e objetos de conhecimento associados).

O projeto prevê um conjunto de ações integradas e articuladas, em parceria com a Edebê, com o envolvimento das comunidades educativas. Assim, efetivou-se o Simulado Enem Salesiano em 2017. Sua primeira edição aconteceu em junho e a segunda em setembro. Nesta última, com a aplicação, também, da prova de redação. De cada escola, foram selecionados os melhores textos, segundo o padrão Enem, para formar uma COLETÂNEA com 94 textos dissertativos, publicados em livro digital.

Com o forte trabalho colaborativo dos diretores e coordenadores pedagógicos das CEPS, que participaram dos simulados; somado às ações realizadas com o empenho dos educadores e estudantes, constatamos que são essas ações que fazem a diferença.



mashable

Sobre a PROVA

As provas do Simulado ENEM Salesiano 2019 serão aplicadas no formato impresso, para que cada estudante salesiano tenha a oportunidade de vivenciar, desde a sua inscrição, todos os processos que enfrentará para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Por este Hotsite, o estudante e a escola estarão informados de todas as etapas de aplicação da prova, além do acesso ao Edital, que definirá as regras de participação. Neste ambiente, os estudantes deverão fazer sua inscrição para participar do Simulado ENEM Salesiano 2019. A 5ª edição acontecerá nos dias 11 e 15/04/2019.





mashable

Provas OBJETIVAS

Como as provas do Enem oficial, a prova do ENEM Salesiano será constituída de 45 questões para cada Àrea de Conhecimento, somando em cada prova 90 questões. O conteúdo ou objeto de conhecimento terá foco na análise de situações-problema, que leva o participante a realizar operações mentais(habilidades) e a mobilizar os saberes cognitivos e conceituais (competências). A aprendizagem do aluno esperada é a da autonomia intelectual ao final da Educação Básica, mediada pelos princípios da cidadania e do trabalho.
Apresentamos um quadro com as áreas de conhecimento, o número das competências e das habilidades que compõem a Matriz de Referência do Enem, nossa referência para o ENEM Salesiano.


clique na imagem para abrir em uma nova guia

No primeiro dia, teremos a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.
E, no segundo dia, a prova de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.



mashable

Prova de REDAÇÃO

A Prova de Redação deverá ser escrita em texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Será corrigida por uma banca externa e, ao final desta edição do ENEM Salesiano, será produzida uma coletênea dos melhores textos.





mashable

MATERIAL REVISIONAL ENEM

O Material Revisional Enem é mais uma ferramenta pedagógica que possibilita um trabalho organizado e planejado na perspectiva do Exame Oficial.
O Enem, hoje, é uma referência para as escolas no sentido de desenvolver práticas educativas com foco nas habilidades e competências do estudante. E a aula expositiva vai sendo direcionada para uma AULA DIALÓGICA, pois não só os componentes curriculares, mas também as áreas de conhecimento podem e devem DIALOGAR no mesmo espaço com mais de um professor. O Material Revisional proporciona uma grande oportunidade para esse novo formato de aula, já que é estruturado a partir das questões do Enem, com a identificação da competência e da habilidade explorada nas referidas questões, além de trazer toda orientação necessária à resolução do item, ou seja, da questão.

Leia o Edital



Quer saber como fazer para participar do Simulado ENEM Salesiano? LEIA o Edital.

Nele, você encontrará orientações sobre horários, documentos de identificação e como proceder no dia da prova.

Inscreva-se

Fique ligado! As inscrições para a 5ª edição do Simulado ENEM Salesiano terão início
do dia 27/02/2019 às zero hora (0h) e se encerrarão às 23h59 do dia 10/03/2019 no horário oficial de Brasília.

Seja organizado!
Faça já a sua inscrição!